domingo, 2 de abril de 2017

Xadrez e movimentos.

Depois dos movimentos do rei e da rainha aprendidos e do xeque-mate, segue os movimentos das outras peças. Antes que me esqueça, na próxima postagem eu disponibilizo as ideias principais para realizar o xeque-mate de rei com rainha. Mais um tempinho de treino.

Essa peça chama-se "bispo". O bispo simboliza a presença da igreja naquela época dos castelos. O bispo foi retirado da sua casa inicial de cor branca. Isso significa que esse bispo sempre será movimentado pelas casas brancas quantas casas for preciso DESDE que não exista uma peça de mesma cor ou adversária no caminho. Nesse caso, a peça adversária poderá ser capturada. O outro bispo que não foi retirado da casa inicial sempre será movimentado pelas diagonais das casas escuras. Nesse caso, para movimenta-lo, será preciso liberar o caminho que está ocupado pelos peões, um a frente do cavalo e o outro a frente da rainha branca. O bispo possui um alcance melhor do que o cavalo. Nesse diagrama, o bispo poderá capturar um dos peões marcados de amarelo caso queira...O par de bispos é um tema que será abordado mais adiante.



O cavalo é uma peça diferenciada no seu movimento, mas segue a sua lógica natural. O cavalo salta! No diagrama ao lado, as marcações em azul são as casas para onde o cavalo pode saltar DESDE que não estejam as casas ocupadas por uma peça de mesma cor. Há duas casas nas quais o cavalo não poderá ser movimentado porque estão ocupadas pelos dois peões. Não importa se há peças na frente ou no lado, da mesma cor ou não, o cavalo salta! Se houver uma peça adversária na casa para onde o cavalo salta, o cavalo deve capturar a peça inimiga para ocupar a casa.


                                                              
O nome dessa peça é "torre". Ela simboliza as propriedades, incluindo os castelos. Ela é movimentada pelas horizontais e verticais quantas casas forem necessárias e que não exista uma peça da mesma cor impedindo o movimento. Nesse caso, o movimento da torre estará limitado. Caso seja uma peça inimiga, a torre poderá captura-la se assim o desejar.
O peão poderá fazer o primeiro movimento saltando uma casa, ou apenas movimentar para frente uma casa. Depois o peão sempre será movimentado de uma em uma casa. Peão é a única peça que não "anda" para trás. Se houver uma peça inimiga nas casas marcadas em azul, o peão poderá capturar essa peça inimiga. O peão não captura na casa da frente.
MOVIMENTOS ESPECIAIS
Existem outros movimentos que não seguem o padrão de movimentos seguido até aqui e que por isso são chamados de movimentos especiais. O peão possui outros movimentos descritos nas regras oficiais: 1) em passant e 2) a promoção. O "en passant" precisa de mais atenção. Para ajudar fiz mais de um diagrama.

Essa é a posição inicial estudada. Observe que o peão branco está na outra metade do tabuleiro. Dizemos que está no campo inimigo. Sozinho e distante do castelo. Mesmo assim é valente e está cuidando das as duas casas brancas imediatas e em diagonal. Se uma peça inimiga "passar" por ali, ele poderá capturar ou não. Inclusive se for um peão inimigo. Recorde-se de que o peão preto poderá saltar ou não uma casa no primeiro lance?
MAS o peão branco, cumprindo a função de bom soldado, está de olhos bem abertos, prestando atenção. Veja ao lado que o peão preto fez o salto de uma casa porque a REGRA permite fazer. TAMBÉM, a regra permite que o peão branco capture o peão preto usando a regra "en passant". É como se o peão preto tivesse andado uma casa apenas. Porém o peão branco é obrigado a usar a regra no primeiro lance, isto é, em seguida, caso seja de interesse.
No diagrama acima o peão branco capturou o peão preto...

O último dos movimentos do peão é a PROMOÇÃO. A promoção ocorre quando o peão alcança a última casa de uma coluna. Veja o próximo diagrama: o peão branco, que está de frente ao peão preto na margem do tabuleiro, não pode avançar. Da mesma forma que o peão preto que está bloqueando o peão branco. Ambos não podem avançar. Contudo, o peão branco, que possui uma seta e está na sétima casa da coluna, pode avançar. Se o peão avançar na oitava casa da coluna, o peão pode ser promovido a QUALQUER peça que estiver FORA do tabuleiro MENOS o rei. Dizemos que o peão foi promovido se ele fizer tudo que foi dito. Tão logo o peão ocupe a oitava casa da coluna, troque-o por uma rainha. Quase 99% dos casos, a rainha é escolhida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

FINAIS DE REIS TORRES e PEÕES

FINAIS DE REIS, TORRES e PEÕES. Finais é uma fase do jogo de xadrez na qual a maioria não pensa em atingir. Todos querem e se esforçam...