FINAIS DE REIS, TORRES e PEÕES.
Finais é uma fase do jogo de xadrez na qual a maioria não pensa em atingir. Todos querem e se esforçam para vencer o adversário o mais cedo possível. Quem nunca ganhou uma partida de xadrez utilizando o xeque mate do Pastor!?
Por outro lado, a maioria das partidas não terminam em poucos lances, sendo que a maioria terminam com 40 lances em média. Estou me referindo às partidas de jogadores com fortíssima técnica de jogo. Muitas dessas partidas atingem a fase conhecida pelo nome de FINAIS. É aqui que pode começar o seu maior problema caso você não tenha conhecimento da teoria de finais. Vai ficar perdido. Imagina se você está com a partida totalmente ganha e não sabe vencer porque depende da teoria de finais. Jogou a fase da abertura muito bem, na fase do meio jogo você se defendeu milagrosamente, conseguiu bravamente uma vantagem para confirmar a vitória, mas no final vem aquela lembrança "não estudei finais". Lembra-se "Rubinho, Rubinho, Rubinho...Schumaker"...Passa vergonha...
Estudando finais aqui você verá que é realmente importante ter conhecimento dessa teoria. Você concluirá que não haveria a menor possibilidade de ter vencido se não tivesse o prévio conhecimento sobre a teoria de finais.
Entretanto você precisa se preparar para estudar essa fase do jogo demorada que é a fase de finais. Você terá de estar disposto a enfrentar horas de estudo para não empatar uma partida ganha e também estar pronto para empatar uma partida que estaria perdida. Esteja a frente dos seus adversário que só estudam e decoram aberturas. Mesmo que seja mais cansativo e sem grandes complicações típicas do meio-jogo, é preciso caprichar nessa fase da partida do jogo de xadrez,
Não fique sem esses conhecimentos essenciais nessa fase do jogo de xadrez. Aprenda de uma vez porque vencerá muitas partidas com esses conhecimentos.
Nessa primeira posição, sabemos de aulas anteriores que a única forma do jogador das peças brancas vencer a partida é promover o peão para rainha. Para tal proeza, é preciso levar o peão para a casa de promoção que é a última casa da coluna. Essa casa aqui possui a cor branca.
O rei preto adversário vai impedir que o peão chegue à casa de promoção ou bloqueando o peão, ou capturando o peão.
DUAS POSSIBILIDADES:
A primeira possiblidade aqui é a vez de jogar sendo do jogador das peças brancas. Sendo a vez das brancas, elas avançam o peão.
Essa avanço de peão ataca o rei preto "xeque". O rei preto ocupa a casa de promoção do peão ao lado. Sendo a vez das brancas, o rei branco movimenta-se ao lado para continuar a defender o peão senão o rei preto captura o peão. Só que jogando dessa forma, ocorre o "rei afogado". Isto é, o rei adversário não consegue e não pode se mexer. Sendo assim é EMPATE. Veja a posição resultante:
Viu como é importante conhecer a teoria antecipadamente. Imagine que você tivesse outra peça para jogar...mas você resolver seguir esses movimentos aqui descritos. Então você vai empatar uma partida que está ganha.
Quem desejar saber mais teoria para ficar à frente dos seus adversários, entre em contato biltrebook@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário